SMS

A segurança e a sustentabilidade no desenvolvimento e aplicação das nanotecnologias têm sido o foco de atuação da Frente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do CTNANO. Para tanto, métodos e protocolos internacionais para a análise de toxicidade de nanomateriais e de nanoprodutos têm sido aperfeiçoados e implementados, assim como o acompanhamento do desenvolvimento de produtos e processos sob a ótica da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e da Análise de Riscos. Testes de toxicidade com organismos aquáticos, plantas e células animais são executados com organismos padronizados e cultivados nas próprias instalações. A frente em SMS também tem sido pioneira no desenvolvimento de métodos de monitoramento de aerossóis contendo nanopartículas.

Mais recentemente, outra importante linha de pesquisa tem se consolidado e se refere à síntese e caracterização de nanopartículas de ouro e a sua bioconjugação com moléculas de interesse visando a construção de nanossensores de ouro. As nanoestruturas produzidas são combinadas com métodos fotônicos e eletrônicos para o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico com aplicações nas áreas médica, farmacêutica, alimentícia, agronômica, ambiental, industrial, dentre outras. 

Para a prestação de serviços, a Frente de SMS conta com estrutura física e equipe interdisciplinar nos campos da física, engenharia química, biotecnologia, toxicologia ambiental e ocupacional. Nossos potenciais clientes incluem indústrias, institutos de pesquisa, empresas de consultoria, entre outros, que tenham interesse em inovação de produtos nanotecnológicos e em assegurar a proteção ambiental e à saúde humana na concepção e emprego das nanotecnologias.

Atuação

– Acompanhamento do desenvolvimento de produtos e processos sob a ótica da -Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) e da Análise de Riscos.
– Desenvolvimento de métodos de monitoramento de aerossóis contendo nanopartículas.
– Cultivo de plantas e células animais nas próprias instalações.

Aplicações & Benefícios

– Testes de Toxicidade com organismos aquáticos.
– Síntese e caracterização de nanopartículas de ouro e a sua bioconjugação com moléculas de interesse visando a construção de nanossensores de ouro.
– Proteção ambiental e à saúde humana na concepção e emprego das nanotecnologias.