Espaço de Acolhimento dos colaboradores do CTNano/UFMG

Visando o enfrentamento da questão de saúde mental no CTNano/UFMG no pós-pandemia da COVID-19, foi criado o Grupo de apoio à saúde mental (GASM) do CTNano/UFMG. Este grupo propõe-se a acolher e ouvir os colaboradores do Centro, auxiliando-os a lidar com problemas psicológicos cada vez mais comuns no meio acadêmico, como ansiedade, depressão e pressão por desempenho e resultados.

Em linhas gerais, são objetivos do GASM do CTNano/UFMG
a) Ouvir e acolher o colaborador que esteja passando por dificuldades psicológicas, encaminhando-o a ajuda especializada, se for o caso;
b) Encaminhar as manifestações do colaborador ao supervisor/coordenador responsável, em regime de anonimato quando necessário;
c) Acompanhar o andamento das manifestações, mantendo informadas as partes interessadas;
d) Agir como elemento facilitador na mediação entre as partes quando necessário;
e) Acompanhar os casos de encaminhamento para os orgãos responsáveis na Universidade.
f) Divulgar para a comunidade do CTNano/UFMG iniciativas sobre saúde mental que venham a ser feitas pela UFMG.

O GASM está disponível para ouvir e orientar os colaboradores que o procurarem, bem como irá atuar em conjunto com o Centro de Saúde Mental da UFMG, tentando estabelecer uma ponte entre o pesquisador e a rede de apoio da própria universidade.

Colaboradores do CTNano/UFMG podem entrar em contato a qualquer momento enviando um e-mail para [email protected] ou diretamente para qualquer membro do GASM do CTNano/UFMG:
Profa. Lívia Siman – [email protected]
Prof. Daniel Rezende – [email protected]
Raissa Guerra – [email protected]