Com a pesquisa de ponta feita no dia-a-dia do CTNano/UFMG, é crescente a necessidade de identificar as propriedades físicas, químicas e estruturais de uma amostra, de maneira rápida e efetiva. A experiência adquirida e a ampla infraestrutura do CTNano/UFMG permitem a prestação de análises externas em nanomateriais de carbono, compósitos e produtos diversos. Abaixo está uma lista de análises que podem ser feitas pela equipe do CTNano/UFMG, tanto na infraestrutura própria, quanto nos laboratórios dos professores integrantes e em dependências com colaboração na UFMG, como o Centro de Microscopia (CM-UFMG) e o Laboratório de Cristalografia da UFMG – LabCri. Nosso destaque é para a espectroscopia Raman, a qual temos uma competência reconhecida internacionalmente.
- Análises espectroscópicas: espectrômetro raman, espectrômetro na região do infravermelho (FTIR) e espectrômetro na região do ultravioleta visível (UV-Vis).
- Análises térmicas: análise termogravimétrica (TGA), calorimetria exploratória diferencial (DSC), análise dinâmico mecânica (DMA).
- Análises mecânicas: máquina universal de ensaios (tração, compressão e flexão), durômetros, análise dinâmico mecânica (DMA).
- Análises elétricas: sistema de medida de resistência 4 pontas e potenciostato/galvanostato.
- Análises reológicas: reômetros rotacionais.
- Análises morfológicas: microscópio eletrônico de varredura, microscópio eletrônico de transmissão, microscópio de força atômica (análises realizadas no Centro de Microscopia da UFMG) e microscópio óptico.
- Análises diversas: difração de raios X (análise realizada no Laboratório de Cristalografia da UFMG – LabCri), análise elementar (CHNOS), ressonância magnética nuclear (RMN).